Fósseis do ofício

Ela não pára de te olhar, e você pensa: “ôsh”. Depois reflete melhor, certificando-se de que a carteira continua no bolso. A moça até que não é feia, mas a fixidez sugere algo mais sério que amor ou assalto. Ela se levanta e vem em sua direção. Desesperado, você tenta limpar a farofa do canto da boc...
            — Como disse?
            — As vendas do Lord Nerd, como vão?
            Você não entende a pergunta. Está prestes a dizer “não sei onde fica essa loja” quando se lembra. O Lord Nerd, claro, seu primeiro romance!
            — Ah, você leu, é?
            — 28 vezes. Fundei um fã-clube dedicado exclusivamente à personagem Miss Mônica. Olha, eu sou, sei lá, fanática pela tua escrita, viu?
            Você coloca disfarçadamente a camisa por dentro das calças. A líder de um fã-clube da Miss Mônica ali e você com farofa no canto da boca!
            — Sério?
            — Sim! — e os olhos dela brilham — A gente costumava dizer lá na escola que, quando crescesse, queria ter uma família igual à dela! A erudição emanando das paredes, discussões domésticas com verniz filosófico, pais cujo maior temor era o dia em que os filhos pequenos lhes perguntassem “de onde vem o metano de Marte?”. Ficamos até melhores em certas matérias, depois que lemos o livro. Vivíamos dizendo que era questão de tempo até você desbancar Barbara Cartland do topo dos best-sellers.
            — Ah é?
            — Agora, uma coisa sempre nos intrigou na estória...
            — Sim, o que era?
            — Aquela parte no 18º capítulo, onde a Sra. Chandler passeia à beira da praia e encontra a metade de um rosto humano desenhado na areia, e diz: “só quem sentirá falta do homem quando o dia do grande expurgo passar serão as sete maravilhas do mundo, pois nenhum outro animal inflará seus egos de mármore” — você nota três coisas enquanto ela recita a tal passagem: a ânsia da moça em deixá-lo admirado pelo grau de seu fanatismo e dois erros de concordância que a revisão terceirizada não podia ter deixado passar — Era uma alusão a Foucault, não?
            — Bem...
            — Porque havia uma vertente do grupo que achava que estava mais para Albert Camus, e outra que chutava ter a ver com o Eco... Ah, e o final do livro foi o melhor que já li em toda a minha vida, juro! Só de lembrar a cena em que o Cronus atira os cordões umbilicais dos 7 Superiores ao fogo, gritando “às cinzas, às cinzas!”, nossa... Olha só, até arrepio!
            — Puxa...
            É o máximo que você pode fazer? Uma fanática se declarando e você só diz “puxa”?
            — Olha, até encenamos algumas passagens no teatro do grêmio. Eu interpretei Miss Mônica!
            — Puxa...
            — Mas e você, o que está fazendo por aqui?
            Você não pode dizer que ainda não terminou de ressarcir à editora o prejuízo da tiragem megalomaníaca daquela obra, e que hoje em dia o mais próximo de Literatura que contempla são os suplementos culturais que eventualmente lhe entregam nas ruas. Não vai decepcioná-la revelando que virou funcionário público e só tem mais 7 minutos para terminar o almoço. Ah, mas não mesmo!
            — Atualmente, estudando uma proposta da Rocco.
            — Da Rocco! Puxa, eu sabia que você ia arrasar a Barbara Cartland! Espera só a turma saber!

Comentários

  1. Po, mto bom o seu blog!
    os textos estão bem legais, espero q vc continue atualizando com regularidade =)

    ResponderExcluir
  2. Ah, se essa fosse a realidade dos novos escritores...

    ResponderExcluir
  3. Seus textos são um máximo! O humor é um dos recursos mais delicados. Mas e você, já mandou suas crônicas para açgum jornal ou revista? porque tá na hora! :)

    um prazer descobri-lo!

    ResponderExcluir
  4. Lusca e Lara:

    obrigado por terem lido e, Lusca, estou fazendo o possível para atualizá-lo no mínimo duas vezes por semana.

    a_rosa:

    Fiquei da cor do teu nome/sobrenome com essas palavras! Valeu mesmo, colega.
    Agora, sobre enviar textos meus para jornais ou revistas... taí, nunca havia pensado nisso...
    Como se procede nesse caso, vc já o fez, conhece alguém do ramo, não sei?

    De qualquer forma, muito obrigado pela indicação, viu?
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Gostei da parte da farofa no canto da boca. Acho como uma simples leitora que o talento do cronista é desglamourizar (se existir essa palavra)o dia-a-dia (se ainda existir esse crase - rss) e ainda conseguir que a história seja interessante. Na minha opinião você vai muito bem.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas